Avançar para o conteúdo principal

Dieta Mediterrânica

A importância da Dieta Mediterrânica reside nos seus inúmeros benefícios para a saúde, mas em que consiste?

A Dieta Mediterrânica, com origem no grego “díaita”, é um estilo de vida que se estende por mais de 3 mil anos, sendo o resultado de um conjunto de saberes-fazeres das civilizações e povos de cultura mediterrânica.  Esta forma de viver é o fruto de experiências comunitárias milenares, passadas de geração em geração. Mantém um padrão alimentar saudável, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Baseia-se no consumo de produtos frescos, sazonais e de proximidade, incluindo leguminosas, produtos hortícolas, frutos secos e frutas diversas. A Alimentação é um ato cultural, onde a refeição em conjunto assegura a transmissão de valores culturais e a permuta de conhecimentos, negociações e acordos.
A Dieta Mediterrânica é reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, destacando a importância deste padrão de dieta para a preservação do património cultural e para a promoção da saúde. Esta distinção realça as comunidades que mantêm viva esta tradição, salvaguardando as técnicas culinárias, respeitando os ritmos sazonais, as festividades cíclicas e a transmissão de valores culturais para as gerações futuras. Na atualidade, a Dieta Mediterrânica contribui para a preservação ambiental e para a prevenção das alterações climáticas, promovendo modelos sustentáveis de agricultura e a alimentação saudável. Muitos dos produtos que fazem parte da Dieta Mediterrânica, poderão ser encontrados no Mercado Municipal.

Feira da dieta mediterrânica

O Município de Tavira, em colaboração com outras entidades, organiza a Feira da Dieta Mediterrânica que decorre no segundo fim-de-semana de setembro, no centro histórico de Tavira. Esta feira é um momento de celebração das culturas de partilha e entreajuda, de festa coletiva e artes, de valorização dos produtos locais da terra e do mar, de encontro de amigos à volta da mesa, de transmissão de conhecimentos sobre alimentação e comportamentos saudáveis.

Ficheiros relevantes que lhe podem interessar

A Maria,o avô Silvestre e a DM Tavira

A-Mariao-avo-Silvestr-e-a-DM.pdf 3.54 MB

Livro Alimentos do Mês

Livro-Alimentos-do-Mes.pdf 28.11 MB

Produtos da dieta mediterrânica

  • Produtos

    Pão

    O pão é um dos alimentos mais antigos, originado na Mesopotâmia com a domesticação do trigo selvagem. Este desenvolvimento permitiu uma revolução significativa na sedentarização das comunidades humanas, tornando-se um elemento central na Dieta Mediterrânica.

  • Produtos

    Azeite

    A oliveira e o azeite são marcas distintivas do mundo mediterrânico. Os olivais são ainda hoje uma das principais paisagens desta região do mundo, fornecendo cerca de 95% da produção mundial de azeite.

  • Produtos

    Vinho

    A produção de vinho passa pelo esmagamento de uvas, fermentação, armazenamento e posterior tratamento. Originário do Mediterrâneo, o vinho é uma bebida alcoólica com alto valor cultural e simbólico.
    Foi introduzido na Península Ibérica por povos como fenícios, gregos e romanos. Dionísio, deus grego, e Baco, romano, eram deuses associados à bebida.

  • Peixe

    Produtos do mar

    Os produtos do mar, incluindo peixe, marisco, bivalves e moluscos, são fundamentais na alimentação portuguesa, com uma rica história e tradições associadas.

    A presença de uma extensa orla marítima e estuários, juntamente com as comunidades piscatórias, contribuíram para a diversidade de peixe e marisco disponíveis. Estes produtos não só alimentam as populações locais, como também deram origem a padroeiros, festas de mareantes, bênçãos de redes, 'banhos santos', compromissos e ex-votos marítimos.

  • Produtos

    Ervas aromáticas

    Ervas aromáticas
    As regiões do Sul da Europa, incluindo Portugal, são ricas em biodiversidade faunística e botânica. Contam com uma longa história de recolha e cultivo de ervas aromáticas e condimentares para uso na culinária doméstica.

  • Produtos

    Hortícolas e leguminosas

    No mundo rural e periferias urbanas de Portugal, é comum encontrar hortas junto às casas, onde as famílias cultivam vegetais frescos para consumo doméstico e criam animais de capoeira.

    No Algarve, os "primores" (primeiro fruto) são elementos essenciais da sazonalidade, na relação entre a agricultura de proximidade e a riqueza da cozinha familiar. As leguminosas e grãos de vagens, como feijão, lentilha, ervilha ou griséus, fava, grão-de-bico, entre outros, são frequentemente cultivados, especialmente no sul do país.

  • Alimentos do mês

    Publicação mensal

    Devem ser privilegiados os alimentos da época, pois estes fornecem aquilo que é necessário em cada altura do ano. Estes aromas e sabores representam uma região, uma cultura e tradições locais.  
    O Padrão Alimentar Mediterrânico é um padrão com cultura, tradição, sustentabilidade e equilíbrio!